Comunidade São Vicente de Paulo em Destaque!
Você está na Página:
3 / 5 / 2012 às 17 : 2 ( Missa )
Jubileu de Prata Dom Washington Cruz
Jubileu de Prata Dom Washington Cruz

 

VIDA E MISSÃO DO ARCEBISPO    

Um pouco da hitória


    Filho de José e Dejanira, Cruz Washington Cruz nasceu no 25 de maio de 1946, na cidade de Itabuna, no estado da Bahia, sendo o caçula de seis irmãos. Estudou o primário no Colégio Divina Providência, na cidade onde nasceu e bem cedo ingressou no seminário da Congregação da Paixão (Passionistas), onde concluiu o 2º grau no seminário São Gabriel em Osasco ‒ SP.
    Aos 16 de janeiro de 1966, após um ano de noviciado em Colombo PR, fez os primeiros votos religiosos na Congregação Passionista. Em fevereiro de 1966, foi para Roma, permanecendo por 8 anos na cidade eterna, onde cursou Filosofia (Bacharelado), Teologia e Especialização para Licenciatura em Teologia, na Universidade Lateranense.Foi ordenado sacerdote aos 25 de julho de 1971, na Catedral de São José, em sua cidade natal, na Bahia, pelas mãos de Dom Geraldo Pelanda, bispo Passionista. Em seguida, voltou para Roma, onde concluiu seus estudos em 1974, regressando definitivamente ao Brasil.
    Assumindo a Paróquia Santa Maria Goretti, em Itabuna, permaneceu ali por dois. Em 1976 foi para Jequié, como coordenador das Missões Populares, permanecendo naquela cidade até março de 1978, quando foi transferido para Salvador, como pároco da Paróquia Boa Viagem e formador dos jovens passionistas. Exerceu também a função de coordenador do Zonal VI (Regional Pastoral da Cidade Baixa), em Salvador, na Bahia.
    Aos 25 de fevereiro de 1987, foi nomeado bispo para a Diocese de São Luís de Montes Belos Regional Centro-Oeste. Ordenado bispo na Catedral de Salvador-Bahia no dia 9 de maio de 1987, tomou posse na Diocese de São Luís de Montes Belos, em 7 de junho de 1987, na Catedral São Luiz Gonzaga, numa celebração presidida por Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, concelebrada por Dom Stanilau Van Mellis (bispo emérito da diocese naquela época) e todos os padres da diocese
    No dia 8 de maio de 2002, foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Goiânia e no dia 14 de julho do mesmo ano iniciou seu ministério. A celebração de acolhida contou com a participação de inúmeras pessoas imensamente agradecidas pelo trabalho incansável e dedicação amorosa de Dom Antonio pela Arquidiocese e confiantes no pastoreio afável e seguro de Dom Washington.
    Dom Washington enfatizou de várias maneiras a missão evangelizadora da Igreja Católica. “O cristianismo parece às vezes paradoxal. É o paradoxo da graça.” “O cristão está no mundo como fermento...” “... As comunidades são escolas de evangelização...” “... O ideal evangélico é o da civilização do amor, da comunhão...” “... Nossa primeira prioridade é a santidade, sem ela de nada adiantam nossas boas intenções”, foram trechos do pronunciamento de posse.

 

 

Fonte: Arquidiocese de Goiânia

 

 


 

Criado por: suzi
Visualizações: 1261

Comunidade São Vicente

Horário das Celebrações:

Domingo: 8h e ás 19h30
Quinta-feira: Novena em louvor a Nossa Senhora do Pepétuo Socorro ás 19h30

Endereço:

Rua B-6 n°72. Vila Americana do Brasil. Goiânia - GO
CEP: 74.210-101.
Ponto de Referência: Atrás do Hospital Santa Casa.

Fone: (62) 3251-2133

E-mail principal:

Nossa Localização:

Clique aqui para ver o Mapa!

Desenvolvimento:   Criativo Sites!    -   "Não seja apenas mais um na internet, seja CRIATIVO!"